Cimento queimado

Cimento queimado:


Sozinho ou combinado com cerâmicas, ladrilho hidráulico, madeira ou pedras, o cimento queimado tornou-se uma opção de revestimento que alia despojamento e praticidade


Bastante comum nas casas mais antigas do interior, o cimento queimado voltou com tudo, em versão repaginada. Com aspecto despojado, o piso se tornou uma alternativa prática e econômica para construções de estilos variados. "A aplicação não se restringe mais às casas interioranas. Atualmente, arquitetos têm optado por este tipo de revestimento por sua aparência rústica e clean. Usando a criatividade, é possível compor novas combinações com materiais nobres, como pastilhas de vidro e de cerâmica ou ainda com madeira, lajota, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa, para obter um efeito mais sofisticado", explica o engenheiro Arnaldo Battagin, responsável pelos laboratórios da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Uniformidade, possibilidade de um piso sem emendas, grande variedade de cores e baixo custo do material são algumas das vantagens apontadas pelo arquiteto Vinícius Ferreira, da REV Arquitetura. Entretanto, ele aponta como ponto fraco a possibilidade de trincas, caso a aplicação não seja bem executada. "Se a mão-de-obra não tiver experiência na execução de cimento queimado, o resultado pode ser frustrante", afirma. Em estilo rústico ou sofisticado, o importante é investir em alguns cuidados para conseguir um piso bem acabado, sem fissuras ou manchas. Segundo Battagin, para o bom resultado, é fundamental aliar um contrapiso bem executado, juntas de dilatação adequadas e contratação de mãode- obra qualificada.


Ele indica o material apenas para áreas internas, pois em contato com a água, a superfície lisa se torna bastante escorregadia. "Para áreas externas, recomenda-se o concreto desempenado", orienta.
Para manter o piso protegido, há algumas alternativas, como a aplicação de vernizes, ceras e hidrorrepelentes. A limpeza deve ser feita com pano úmido e sabão. Não use produtos químicos para evitar a corrosão do material.
Indispensável Na hora de aplicar o cimento queimado, não economize com mão-de-obra. O segredo da beleza do acabamento e da durabilidade está intimamente relacionado à instalação. Por isso, contrate profissionais qualificados, que conheçam o contrapiso correto para receber a mistura, e evitar possíveis fissuras. Segundo Battagin, o importante é que o contrapiso esteja o mais nivelado possível e com a superfície áspera, para que o revestimento tenha boa aderência.
O arquiteto Vinícius Ferreira destaca que para evitar o aparecimento de trincas, o ideal é prever juntas de dilatação no máximo a cada metro. "As juntas plásticas e metálicas são as mais recomendáveis e são encontradas em lojas de materiais para construção", afirma.
Outro problema comum no cimento queimado é o aparecimento de manchas. Para evitar este inconveniente, Vinícius informa que o pó utilizado para queimar o piso deve estar seco e bem misturado.





Sem trincas! O tecnocimento, considerado a evolução do cimento queimado, é uma nova tecnologia em piso cimentício que apresenta grande resistência, facilidade de aplicação e espessura de 2 mm. Segundo o gerente comercial Luís Carlos Brunieri, da NS Brasil - empresa que comercializa o produto - o grande diferencial é a inexistência de juntas de dilatação e a garantia de que o material não apresentará trincas e fissuras, desde que instalado sobre uma base adequada. Aplicado como um revestimento monolítico, não contrai ou dilata e é rico em fibras, o que o torna mais flexível.
"O tecnocimento apresenta o mesmo efeito visual do cimento queimado, porém a vantagem está na velocidade de aplicação e cura", explica. Se usado como piso, o tecnocimento é indicado apenas para áreas internas, no entanto sua formulação permite o uso em paredes, fachadas e nichos externos.
Portal Casa e Cia.

19 comentários:

Bruna Miranda postou o comentário número:

Oi Eliana!!Adorei a dica,aqui em casa tenho sala e cozinha de cimento queimado,mas é porque a grana ainda num deu pra trocar e colocar uma ceramica,mas adorei pois vi que meu piso é "xique",kkk,sem nenhuma pretenção!!tenho sempre o cuidado de manter limpo e uma vez por semana passo uma cera só pra dar aquele brilho.Xero

Vero Kraemer postou o comentário número:

Olá, Eliana, adorei este post, ótimas dicas!!!
Muito obrigada por compartilhar!!!
Beijão
Vero

Débora Fouraux postou o comentário número:

Oi Eliana! Td bem? lembrei que vc é design de interiores, e como não passei no vestibular queria fazer um curso nessa area, mas queria pela net! Vc conhece algum? vc se formou onde? Espero sua resposta! Obrigada! Beijoss

Unknown postou o comentário número:

Oi minha querida, saudades de vc!

Como vc está? Como estão as coisas por aí?

Obrigada pela abanadinha rsrsrs...

Vc tem razão, as havaianas ficaram maravilhosas e sua filha é muito linda, parabéns!!! E parabéns tb pela formatura, que é um marco muito importante tanto na vida das nossas filhas, quanto na nossa tb né.

Minha Bruna está no 2º ano de arquitetura, e não vejo a hora de chegar a formatura dela... mas haja paciência até lá rsrs

Beijo beeeeem grande =]

Débora Fouraux postou o comentário número:

Oi Eliana! Td bem? obrigada pela atenção e se souber de alguma coisa,me avisa sim! :D ahh q bom que ser caranaval foi tranquilo! :D O meu foi ótimoo! Beijosss

Unknown postou o comentário número:

Olá Eliana, otima postagem!!
Eu e meu marido estamos construindo a nossa tão sonhada casa, e já estamos pensando em fazer o cimento queimado na sala e nos quartos. Sua postagem veio bem a calhar! Obrigada!
Abraços, tenha uma otima semana!
Selma

Déa postou o comentário número:

Eliana...resumindo: Sou sua fã! E claro, do seu blog...sempre estou indicando ele...Leio seus textos mais de uma vez...Vc traz belíssimas imagens e o melhor de tudo escreve mtu bem...ensina como poucos! Amo! Qdo crescer quero ser igual a vc..rsrs!

Bjokas e continue sempre! :****

LojasKD.com.br postou o comentário número:

Boas imagens, conteúdo impecável. Esse blog é ótimo. Parabéns!

Ale Royer postou o comentário número:

Oi Eliana!!Teu blog é uma inspiração à cada click!Tudo de muito bom gosto!Apareçe lá no meu barraco também!!Vou adorar a tua visita!!Bjão!
www.biodecoracao.blogspot.com

andreaguim postou o comentário número:

Oi, Eliana!
Amo, adoro chão em cimento queimado. Fico só babando nas imagens que vejo na Net. Deve ser prático e pra quem mora em cidade quente como aqui no RJ deve ser fresquinho, né?!
Beijins!

Ypsilon Yvone postou o comentário número:

adorei a dica de fechar a casa toda e ligar o ar condicionado kkkk
Eliane cimento queimado é o must!
Porém mais caro que qualquer outro revestimento...A mão de obra inviabiliza sonho de pobre!
bjk adorei

Blog - util.necessario - Ana postou o comentário número:

É, mas os ambientes que você escolheu para mostrar são lindo!!!!
Bjs,

Lilian Carvalho postou o comentário número:

Eliane a casa de minha avó era toda de cimento queimado era tão gostosa e aconchegante...eu gosto muito..bjo

Unknown postou o comentário número:

Oi querida, passei para lhe fazer uma visitinha e dizer que adoro seu blog, adorei o post, obrigada!

Beijos
Mulher Poderosa
http://mulhersuperpoderosa.blogspot.com/

decoraçao postou o comentário número:

Ora aqui está uma solução de decoraçao que não conhecia e que passei a adorar depois de ver neste blog.

Obrigado pela partilha

Unknown postou o comentário número:

Olá,
estou querendo fazer o projeto de minha casa, que terá uma sala com pé direito alto e telhado exposto e um bloco de dois andares de concreto adjacente (não sei se deu para entender). Enfim, estou procurando arquiteto que faça este projeto e que tenha experiência na execução de cimento queimado como revestimento tanto de piso quanto de parede. Agradeço se puderes me ajudar com quaisquer informações. Sou do Rio de Janeiro. Meu email é bmmaira@gmail.com.

Celina Lago postou o comentário número:

Já conhecia o produto e hoje está na moda. O diferencial é a quantidade de cores que pode ser feito. Se desejarem acessem meu blog de Arquitetura Sustentável www.raisisdoser.blogspot.com
Parabéns pelo seu blog!

Anônimo postou o comentário número:

Boa tarde. Coloquei cimento queimado na minha churrasqueira e manchou de gordura. o que faço para retirar?

Postar um comentário

Vou adorar ler o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo