O projeto da despensa

Muitas pessoas me perguntam como fazer a despensa e pensando nisso resolvi postar este artigo que encontrei e que poderá ajudar muito.

Ela nunca foi um ambiente de destaque em casa, mas merece toda a atenção no planejamento para que desempenhe sua função e facilite o dia a dia na cozinha

Revestimentos
Para proporcionar a sensação de amplitude, já que a metragem de uma despensa geralmente é reduzida, um ambiente claro é sempre melhor. Portanto, piso, paredes e prateleiras em tons neutros e brancos são indicados por unanimidade.
No quesito praticidade, azulejos para as paredes são os mais indicados. Para o piso também são recomendados os revestimentos de baixa absorção de água e fácil limpeza, como cerâmicas e pedras lisas.
Na opinião de Richard França, da loja Favo, as prateleiras de MDF com aplicação de melanina são boas opções, por possuírem baixa absorção. "Também gosto do vidro, que facilita a visualização e é bem fácil de limpar", acrescenta. Em contrapartida, a arquiteta Emília Garcia diz que o MDF acaba sendo menos resistente com o passar dos anos, logo, recomenda as pedras como granito, mármore ou silestone.

Iluminação e ventilação
Os alimentos perecíveis não podem receber um foco de luz e calor muito fortes. Por isso, a janela não deve ser instalada próximo às prateleiras. O ideal, segundo a arquiteta Emilia Garcia, é que a esquadria esteja posicionada na parede oposta à porta, para que haja uma ventilação cruzada e o ar circule facilmente pelo ambiente. Ela indica a instalação de uma porta veneziana, que permite a passagem de ventilação natural.


"Quanto à iluminação artificial, as melhores opções são as lâmpadas frias,
fluorescentes, que fazem a iluminação geral e não
aquecem os alimentos", explica Emília. O foco da lâmpada não deve ser direcionado às prateleiras

















Planta em corte




Porta Casa e Cia
Texto: Renata Cattaruzzi / Ilustração: Alexandre Archanjo / Planta baixa: Glauco Rocha (arquiteto)

7 comentários:

Nárriman postou o comentário número:

Ótimas dicas! Estou para me mudar p/ um apê que tem dispensa. Quando fui visitar e vi, achei que a cor das paredes não estava de acordo com o local. Sua postagem acabou de me dar a certeza; de que deverei mudar a cor para uma mais clara.
Bjs!

Vivian postou o comentário número:

eu nao abro mao da despensa, pois aonde colocaria todas as bagunças da casa? toda a comida? adorei essa planta

bjks

Unknown postou o comentário número:

Oi,
adoro seu blog.
;)
Já vi projetos com a despensa toda revestida de mármore, porque as baratas e outros bichos não "gostam" de locais frios, foi uma arquiteta que disse, se souber de algo pode me falar!
bjs

Denise Auras postou o comentário número:

Adorei Eliana,tem bastante espaço, dá pra guardar muitas coisas, organizar a casa.Um ótimo projeto!!!

Lilian Carvalho postou o comentário número:

Eliana seja bem vinda ao meu blog...estou sempre por aqui tbém viu, adoro suas dicas!! bju

Thaysa postou o comentário número:

Olá, gostei muita das prateleiras...gostaria de saber como peço as medidas p fazer na minha dispensa.. tenho 66cm/1,66/1,66 (são 3 paredes no total) uma bem pequena que é a que fica na lateral da porta(66) e ai segue um L....aqui em casa sou eu quem faço as coisas, meu marido não sabe nem ligar uma furadeira...me ajudem!!e qto as mãos francesas, qtas uso em cada prateleira??
Grata, Thaysa

Postar um comentário

Vou adorar ler o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo