Os pisos mais indicados para o entorno

Escolher o material certo para a área ao redor da piscina é fundamental e garante a segurança dos banhistas. Conversamos com especialistas e apresentamos os preferidosTexto: Patrícia Julien


Pedras
Atérmicas, antiderrapantes, resistentes ao tempo, as pedras são os materiais mais usados nos entornos - a Goiás, a São Tomé e a mineira figuram entre as primeiras. "Com a pedra São Tomé conseguimos uma tonalidade quase branca, porém é a que tem custo mais elevado", destaca Beatriz. As pedras ainda têm as vantagens de permitir paginação diferenciada e apresentar fácil manutenção. Para evitar manchas o mais indicado é realizar impermeabilização com hidrofugante e, caso as peças fiquem encardidas, basta limpá-las com produto específico para que voltem a ter aparência de novas. A limpeza deve ser feita com máquina de pressão a jato e detergente neutro ou produtos específicos para pedras.

Um solário, espreguiçadeiras, mesa com guardasol. Não importa o que seja projetado ao redor da piscina, para garantir a segurança nesse espaço, um piso atérmico e antiderrapante é fundamental. Além disso, o material deve ter baixa absorção de água e ainda estar em sintonia com o revestimento interno da piscina e com a borda. "As opções são muitas, mas manter a harmonia em todo o projeto é fundamental. Se a casa é rústica, o entorno da piscina deve seguir a mesma linguagem. Por outro lado, uma construção moderna pede um entorno mais clean. As cores também devem combinar", explica a arquiteta Beatriz Dutra.



Mármore
Pode ser instalado na forma bruta, por ser antiderrapante. Bonitos e sofisticados, os mais indicados são o romano, o travertino bruto e o branco. O revestimento pode ser instalado com paginação variada e adaptado aos espaços. O polido não é indicado por ser mais liso e favorável a escorregões. A maior desvantagem do mármore é o custo elevado.




Madeira
O material é nobre e o efeito de um deque deixa o ambiente mais bonito e aconchegante. Porém, exige cuidados para que não se deteriore, principalmente quando exposto ao tempo. Para o entorno da piscina o melhor é optar por espécies de alta resistência como a itaúba ou a cumaru. Mesmo assim, para evitar problemas, a madeira deve ser tratada com verniz ou produto similar com proteção solar, caso contrário pode desbotar, lascar, empenar ou até mesmo apodrecer. O tratamento com óleos especiais e a reaplicação do verniz devem ser procedimentos periódicos. A madeira também pode ser prejudicada pela ação de cupins, por isso as superfícies devem ser protegidas por inseticida específico.




Granito
Deve ser usado em estado bruto ou apicoado, para que tenha características antiderrapantes. O material proporciona emendas bem posicionadas e paginação de acordo com o espaço. "O granito é uma pedra natural que imprime elegância ao espaço", destaca Roseana. Os profissionais indicam as cores Branco Paris, Branco Polar e Acqualux, que são menos suscetíveis a manchas. Para manter o granito sempre bonito é fundamental a impermeabilização com resina - ela evita manchas causadas por óleos e protetores solares. A manutenção exige apenas limpeza regular.


Cerâmica
Disponível em uma variada gama de opções, cores e tamanhos, a cerâmica se destaca pelo baixo custo, facilidade de manutenção e baixa absorção de água. Porém, ao optar pelo material é preciso ficar atento, pois ele pode ficar escorregadio quando molhado. "Para a cerâmica do entorno é fundamental escolher peças de superfície antiderrapante", ressalta a arquiteta Roseana Monteiro. Outras desvantagens são que a cerâmica não é atérmica e o rejunte pode encardir com o tempo. A manutenção é simples: basta limpar com água e detergente.


Concreto atérmico
O material não esquenta e não é escorregadio, mesmo quando molhado. "O resultado fica lindo e o material pode ser encontrado em diversas cores, tamanhos e formatos", defende a arquiteta Beatriz Dutra. Constituído de cimento branco e minerais refratários, possui uma superfície com furos que fazem as vezes de ventosas, aumentando a aderência. Além da facilidade de instalação e manutenção, o material apresenta boa relação custo-benefício. A desvantagem fica por conta dos tons claros que podem sujar facilmente - para evitar este problema a saída é usar resina protetora, que mantém a boa aparência do revestimento.


Portal Casa e Cia


7 comentários:

Denise Auras postou o comentário número:

Ótimas sugestões,adorei!!!!E lindas as fotos. Bom fim de semana!!!!

Nanda Assis postou o comentário número:

apaixonei com a de pedras, coisa mais linda do mundo, agora qro uma assim, custe o q custar.

bjosss...

Jose Ramon Santana Vazquez postou o comentário número:

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE:
BARRACO CHIC


ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CABALLO, LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

José
ramón...

lilly postou o comentário número:

oi
eu vou colocar a piscina esta semana na minah reforma
pensei em colocar pedra goiana
grama, dormentes, eu queria fazer algo bem misturado.
meu pedreiro fez um circulo em tijolos como uma mandala tambem, misturada à pedra, deck de madeira ( isos em outra casa)
seu post ajudou muito
se der, vá conhecer minha obra
bjs
lilly
http://blogdareforma.wordpress.com

Anna postou o comentário número:

Adorei suas informações, e seu blog é maravilhoso.
Beijos

Anônimo postou o comentário número:

J'ai appris des choses interessantes grace a vous, et vous m'avez aide a resoudre un probleme, merci.

- Daniel

Postar um comentário

Vou adorar ler o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo